OUTROS AUTORES

Leopoldo Cervantes-OrtizLEOPOLDO CERVANTES-ORTIZ

Natural de Oaxaca, México. Estudou medicina, letras, e é mestre em Teologia pela Universidade Bíblica Latino-americana da Costa Rica. Dirige o Centro Basilea de Investigación y apoyo, e pertence ao comitê editorial da Revista Signos de vida, do Conselho Latino-americano de igrejas. Tem diversos poemas e ensaios publicados em diversas revistas. É autor de mais 4 obras de cunho teológico, além desta apresentada.

 

A teologia de Rubem Alves – Poesia, brincadeira e erotismo

Esse livro analisa o pensamento de Rubem Alves de uma perspectiva incomum. Isso se deve às próprias características da obra desse importante autor: sua escrita surge da teologia, mas aos poucos entra em diálogo com a filosofia, a psicanálise, a sociologia da religião, a pedagogia e a literatura. Quando, no início da década de 1980, Rubem Alves amplia sua reflexão, dedicando-se a assuntos que ultrapassam temas teológicos propriamente ditos e começa a escrever crônicas e estórias para crianças, estudar sua obra se converte em um enorme desafio. Cervantes-Ortiz retoma as origens e a evolução do pensamento de Rubem Alves, autor que se distancia radicalmente das correntes teológicas em voga e percorre itinerário único e muito criativo.

 

Antônio Vidal NunesAntônio Vidal Nunes

Antônio Vidal Nunes é graduado em Filosofia pela PUC – Campinas, mestre em educação pela Universidade Estadual de Campinas., doutor em Filosofia da Educação pela USP, além de possuir pós-doutorado em Filosofi pela UFRJ. Leciona e pesquina na UFES, nas áreas de Filosofia no Brasil e na America Latina, e Filosofia da Religião.

Corpo, Linguagem e Educação dos Sentidos no Pensamento de Rubem Alves

Nesta obra o autor fala um pouco sobre Rubem Alves: sua vida, alguns conceitos importantes do seu pensamento e da forma como ele vê a educação; Tem destaque especial os conceitos de corpo e de linguagem em que Alves dialoga com pensadores como Nietzsche, Freud, Norman Brown e Wittgenstein.

 

O que eles pensam de Rubem Alves e de seu humanismo na religião, na educação e na poesia

(Antônio Vidal Nunes – organizador)

“É costume, em círculos intelectuais, homenagear os velhos antes que morram. Para isso alguns amigos, colegas e ex-alunos se reúnem e escrevem artigos sobre aquilo que, no pensamento do homenageado, lhes pareceu mais sugestivo e publicam como livro. (…) Meus amigos fizeram isso comigo. Foi a forma que tiveram de dizer que gostam de mim. Eu também gosto deles e por isso lhes sou grato.” (Rubem Alves)

CONTATO

Endereço: Rua José Antônio Pinto Borges, 48 Chapadão – Campinas – SP

E-mail: contato@institutorubemalves.org.br

Telefone:
(19) 3386-0704