O QUE PENSAM DE RUBEM ALVES

  • “... Seus textos têm o requinte da cabeça mais aguçada e do coração mais encharcado de emoções. Por isso não são textos chatos, mas transbordantes de poesia.”

    Gilberto Dimenstein
  • “Eu o vi pela primeira vez em uma sala da UNICAMP. Ele estava falando sobre Freud e de repente interrompeu a aula para que pudéssemos apreciar um belíssimo por do sol. O que senti foi admiração a primeira vista.”

    Isabel Ramirez, Grupo Canoeiros
  • "Ao lermos este filósofo, somos desafiados a desenvolver um "terceiro olho" e desaprendermos toda uma forma de educar que acreditávamos ser a ideal e que, no entanto, provoca tanto sofrimento e enfado aos alunos."

    Reuber Gerbassi Scofano, professor doutor de filosofia
  • “E foi então quando a flor das sete cores diante dos olhos do menino foi se transformando em um lindo pássaro com as mesmas sete cores do arco íris. E ele voou de galho em galho, e depois voou alto, rodeou a copa da árvore do arco íris, ou Rubem Alves, como vocês preferirem.”

    Carlos Brandão, sociólogo, amigo
  • Conheci Rubem Alves quando ainda atuava como teólogo. Não que tivesse deixado a teologia. Mas ampliou seus saberes e sua reflexão sobre o curso da vida e do mundo que o tornaram mais que um teólogo. Transformou-se em mestre com pontos de vista originais sobre os mais diversos assuntos. Ele sabe falar poeticamente do prosaico e prosaicamente do poético. Na minha opinião, é um dos que melhor maneja a língua portuguesa em nossa geração com uma elegância e leveza de estilo que nos causam verdadeiro fascínio. No seu mais profundo, Rubem é um poeta. Poeta peregrino pelo vários percursos  da vida. E ser poeta é ser elevado à altura do Divino. Pois só Deus e os poetas criam de verdade. Rubem é um poeta criador de sentidos, de imagens e de metáforas que tornam significativa nossa passagem por este mundo. Seus textos comunicam uma aura benfazeja. Ele fala aquilo que gostaríamos também de falar  e que nos alegra ao lê-lo  ou ao ouvi-lo. Digo-o ex imo cordis como diziam os antigos, vale dizer, digo-o do fundo do coração.”

    Leonardo Boff, teólogo, amigo
  • “Alves se dedica à literatura infantil, tecendo com poesia grandona as angustias, interrogações e alegrias das crianças. Sou mesmo tentado a dizer que, entre suas grandes realizações, na literatura para crianças está o seu maior brilho. E não estou só nesta avaliação, pois, numa entrevista, o filósofo francês Roger Garaudy pôs Rubem Alves ao lado de Antonie de Saint-Exupéry.”

    Regis Mores, sociólogo e filósofo
  • “Nas minhas deambulações pelo Brasil das escolas, verifiquei que Rubem Alves é inspiração para muitos anônimos educadores, que não desistem do sonho das suas vidas e tecem uma rede de fraternidade, fonte de esperança, num Brasil condenado a acreditar que, pela Educação, há de chegar ao exercício de uma cidadania plena.”

    José Pacheco, escritor e educador português
  • "Rubem Alves nos convida a recuperar nosso corpo que dança. E assim, nossa vida, em meio aos tropeços do cotidiano, pode ser recheada de festas."

    Romualdo Dias, professor doutor de educação
  • “Rubem Alves era um encantador. Em seu texto Sobre a Morte e o Morrer disse que "permanecemos humanos enquanto existe em nós a esperança da beleza e da alegria". Foi esta esperança que ele buscou despertar em cada um que tinha contato com sua pessoa e seu pensamento. Rubem lidou com as palavras com raro talento, acrescentou poesia para cada tema que tratou. Buscou em diferentes disciplinas (teologia, psicologia, sociologia, filosofia) uma maneira de ler o Mundo e compartilhá-lo com todos através da Educação. Sua vocação era cultivar um futuro melhor. “

    Marta Suplicy, política
  • “Ele era um educador q amava a liberdade e a inclusão na educação.”

    Alexandre Padilha, político
  • “Rubem Alves, o poeta da educação, o cientista da liberdade. Tive a honra de dar palestras com ele, de beber de sua sabedoria, de comungar dos seus afetos.”

    Gabriel Chalita, político

CONTATO

Endereço: Rua José Antônio Pinto Borges, 48 Chapadão – Campinas – SP

E-mail: contato@institutorubemalves.org.br

Telefone:
(19) 3386-0704