Participe da 6ª edição

MOVIMENTO RUBEM ALVES

VIDA E CONVIVÊNCIA

Para lembrar os
10 anos de encantamento
do renomado educador, teólogo,
filósofo e escritor Rubem Alves.

Inscreva-se gratuitamente para participar do Concurso de Literatura Rubem Alves

Ao clicar no botão, você concorda com nossos Termos de uso.

RUBEM ALVES

Foi teólogo, filósofo, pastor presbiteriano, psicanalista, escritor e membro da Academia Campinense de Letras. É considerado um dos principais educadores brasileiros, junto com Paulo Freire. Foi professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e de universidades estadunidenses. Autor prolífico reconhecido internacionalmente, recebeu diversos prêmios, entre eles o Prêmio PNBE "O educador que queremos" em 2003, Prêmio Jabuti em 2009 e prêmio Eric Hoffer Awards em 2012. Faleceu em 2014, perto dos 81 anos.

“Eternidade é o tempo
quando o longe fica perto.”

Frase extraída do livro “O Melhor de Rubem Alves”, por Prof. Samuel Lago. 3ª Edição.

assinaturaRubem
imagemRubemAlves

CONHEÇA O MOVIMENTO

O Movimento Rubem Alves é uma celebração anual do legado do renomado educador, teólogo, filósofo e escritor Rubem Alves. Este ano, em que nos lembramos de que se faz 10 anos de seu encantamento, com uma programação especial que se estende de junho a dezembro de 2024. Participe conosco e explore as diversas facetas da obra e vida de Rubem Alves através de uma série de atividades inspiradoras e educativas.

Uma ação em parceria com os grupos GERA – Jequitibás / SIRA-UFJF e Grupo de Pesquisa Relinc da PUC Campinas.

Apoio:

logoSira
LogoUFJF

PROGRAMAÇÃO

de Junho a Dezembro 2024

Online e gratuito

6ª edição do MOVIMENTO RUBEM ALVES: VIDA E CONVIVÊNCIA

Em sua 6ª edição, o MOVIMENTO RUBEM ALVES é uma iniciativa do INSTITUTO RUBEM ALVES para celebrar a vida e o legado de RUBEM ALVES, e acontece sempre no mês de setembro de cada ano para celebrar seu aniversário de nascimento. Neste ano, para além de celebrar seu nascimento, também integrará a programação de atividades em que contamos 10 anos de ausência da presença de Rubem. Como tema para esse momento escolhemos VIVER E CONVIVER, que segundo ele era a “coisa” mais difícil a ser aprendida.

Movimento Rubem Alves - 27 de junho
Movimento Rubem Alves - 04 de julho
Movimento Rubem Alves - 18 de julho

Participantes

Maria Amélia Moscom - Movimento Rubem Alves

Maria Amélia Moscom

Economista e Turismóloga. Especialista em Planejamento Público Ambiental e Mestre em Educação Sócio comunitária. Atualmente está PRESIDENTE do INSTITUTO RUBEM ALVES e também responde pela diretoria executiva da EDITORA PALADAR CULTURAL.

Movimento Rubem Alves - Breno Martins Campos

Breno Martins Campos

Teólogo e cientista social, mestre em Ciências da Religião, doutor em Ciências Sociais, pós-doutor em Ciência da Religião, professor no PPGCR da PUC-Campinas.

Movimento Rubem Alves - Ceci Maria Costa

Ceci Maria Costa

Teóloga, mestre em Teologia, doutora em Ciências da Religião, professora no PPGCR da PUC-Campinas (Brasil).

Movimento Rubem Alves - Edson Almeida

Edson Almeida

Presidente da SIRA – Sociedade Internacional Rubem Alves. É Professor do Departamento de Ciência da Religião da UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora. É, também, Pastor Emérito da Igreja Cristã de Ipanema.

 

Movimento Rubem Alves - Ivone Gerbara

Ivone Gebara

Teóloga ecofeminista, doutora em Filosofia pela PUC-SP e em Ciências Religiosas pela Universidade Católica de Lovaina.

Movimento Rubem Alves - Ezequiel

Ezequiel Laco Gonçalves

Psicólogo clinico, mestre em Ciências da Religião e Doutor pela UMESP e doutor em Medicina pela Unicamp.

Movimento Rubem Alves - Claudio Carvalhaes

Claudio Carvalhaes

Teólogo, mestre em Ciências da Religião pela UMESP e doutor em Teologia – Union Theological Seminary / Columbia University, professor do Union Theological Seminary – Nova York.

Movimento Rubem Alves - Luana Golin

Luana Golin

Teóloga, mestre e doutora em Ciência da Religião, professora da pós-graduação no Centro Universitário Assunção.

Movimento Rubem Alves - Carlos Eduardo Calvani

Carlos Eduardo Calvani

Teólogo, mestre e doutor em Ciência da Religião, professor do PPGCR da Universidade Federal de Sergipe

Movimento Rubem Alves - Marcio Capelli

Marcio Capelli

teólogo, mestre e doutor em Teologia, professor do PPGCR da PUC-Campinas.

Atividades culturais

Duo nas Cordas

Nas Cordas

Atividade cultural com o duo Nas Cordas, guitarristas de Novo Hamburgo.

Dudu Costa

Atividade cultural com o cantor e compositor Dudu Costa de Juiz de Fora. 

Gladir Cabral

Atividade cultural sob a curadoria e apresentação de Gladir Cabral.

Presencial e online

Prêmio Rubem Alves e Concurso de Literatura

Nesta, 6ª edição do MOVIMENTO RUBEM ALVES, especialmente no mês de setembro, em celebração ao aniversário de nascimento de Rubem, estamos lançando o PRÊMIO RUBEM ALVES, cuja 1ª premiação será para o CONCURSO DE CRÔNICAS destinado aos interessados e residentes nos países de língua portuguesa.

Participantes

Frame 11 (2)

Raquel Alves

Pensadora, autora de cativantes livros infantis e palestrante, traz consigo uma história extraordinária influenciada desde cedo pelo legado de seu ilustre pai, o renomado Rubem Alves. Sua jornada de vida, marcada por desafios de saúde física e emocional desde a infância e a adaptação a deficiência visual na vida adulta, molda sua perspectiva única de enxergar e experienciar o mundo. Um exemplo notável de resiliência e determinação, Raquel compartilha, por meio de suas narrativas e reflexões, a essência humana e a beleza da vida, encantando e inspirando tanto crianças quanto adultos.

Maria Amélia Moscom

Economista e Turismóloga. Especialista em Planejamento Público Ambiental – UNESP Rio Claro. Mestre em Educação Sócio comunitária – UNISAL Americana. Experiência em gestão de pessoas, especialmente em comportamento organizacional. Ensinou nos cursos de graduação em Turismo e Moda e também na Pós-graduação em Gestão de Pessoas e Administração no Unisal Americana. Atuou em planejamento público nas áreas de turismo, cultura e educação. É diretora executiva da Editora Farol das Letras e Presidente do Instituto Rubem Alves.

 

Severino Antônio

Escritor, Doutor pela UNICAMP, Severino Antônio, há mais de 50 anos, se dedica à Educação – ao ensino de Redação e Leitura, Filosofia da Educação, Literatura, Estética e Filosofia da Arte, além de trabalhar com formação e aprimoramento de Educadores, e em encontros com famílias e comunidades. Tem escrito diversos livros – ensaios, contos, poemas, histórias para crianças. Dentre eles, Arte em noite de vagalumes; O Voo dos que ensinam e aprendem (com Katia Tavares); Algumas Histórias-encantamentos quase silenciados. Conselheiro do Instituto ALANA, no programa Criança e Consumo. Conselheiro de Educação no Instituto RUBEM ALVES. Foi o orador principal na tarde dedicada ao tema “O Futuro da Educação no Brasil”, na BRAZIL CONFERENCE AT HARVARD & MIT, em Boston (EUA).  Participou, como especialista, do filme-documentário e da série “O COMEÇO DA VIDA”, dirigidos por Estela Renner. Palestrante do CICLO EDUCAR HOJE, SESC-SP., A IMPORTÂNCIA DA ESCUTA, em várias unidades de São Paulo capital e do interior. Participou do CAFÉ FILOSÓFICO, da TV Cultura / Instituto CPFL, com o tema Brincar Livre. Com Katia Tavares, trabalha em uma nova escuta da infância, com imagens poéticas e as indagações filosóficas das crianças, que pertencem às fontes da arte, da literatura e da filosofia.

Isabel Lopes Coelho

é autora da obra A representação da criança na literatura infantojuvenil (Ed. Perspectiva, 2020) fruto da sua tese de doutoramento em Teoria Literária e Literatura Comparada, título obtido na USP, com bolsa de fellowship na Internationale Jugendbibliothek (Munique, Alemanha). A obra recebeu o prêmio Melhor Livro Teórico da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e foi finalista do prêmio da International Research Society for Children’s Literature. Por doze anos, esteve à frente do núcleo Infantojuvenil da editora Cosac Naify. Pelo trabalho nessa editora, recebeu em 2012 o prêmio BOP – Best Children’s Publisher of the Year, concedido na Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha. Participou de diversos eventos internacionais, como convidada e palestrante, como o Courants du Monde (França), FIL (Guadalajara, México), Rendez-Vous Québec Éditions (Canadá), Sharjah Book Fair Conference (Emirados Árabes), Turkish Fellowship (Turquia). Atualmente é publisher de literatura na FTD Educação e ministra cursos e palestras sobre literatura infantil e sobre o livro ilustrado, além de coordenar e ministrar a disciplina Processos Editoriais Contemporâneos para o Livro Ilustrado na pós-graduação do Instituto Vera Cruz.

Luiz Roberto Marighetti

Presencial

“CARPE DIEM” – Mostra de fotografias

Trata-se de uma MOSTRA de fotografias de RUBEM ALVES em cenas cotidianas. Para Rubem Alves era preciso e precioso “Aproveitar / Colher” os acontecimentos, cotidianos ou não – CARPE DIEM -, pois o tempo passa rápido demais – TEMPUS FUGIT -, e, por isso celebrar a vida é, sempre oportunidade que não pode ser desperdiçada.

Presencial

Instituto Rubem Alves + FTD + PUC-PR

EDUCAÇÃO E LITERATURA EM ESCOLAS QUE SÃO ASAS (palestra). Em tempos difíceis, carregados de crescente complexidade, as considerações e propostas de Rubem Alves podem contribuir para iluminar alguns caminhos e ampliar as margens de diálogos no campo da educação.

Maria Amélia – Presidente, e Severino Antônio – Conselheiro de Educação, ambos do Instituto Rubem Alves, falam sobre as áreas de trabalho do referido Instituto, de maneira geral, e com mais especificidade sobre a Educação proposta pelo Educador Rubem Alves.

Evento presencial realizado no Bloco 3 - Auditório Carlos Costa – Instalações da PUC-PR – Curitiba / PR.
Dia 19/09 - as 18h

Participantes

Maria Amélia Moscom

Economista e Turismóloga. Especialista em Planejamento Público Ambiental – UNESP Rio Claro. Mestre em Educação Sócio comunitária – UNISAL Americana. Experiência em gestão de pessoas, especialmente em comportamento organizacional. Ensinou nos cursos de graduação em Turismo e Moda e também na Pós-graduação em Gestão de Pessoas e Administração no Unisal Americana. Atuou em planejamento público nas áreas de turismo, cultura e educação. É diretora executiva da Editora Farol das Letras e Presidente do Instituto Rubem Alves.

 

Severino Antônio

Escritor, Doutor pela UNICAMP, Severino Antônio, há mais de 50 anos, se dedica à Educação – ao ensino de Redação e Leitura, Filosofia da Educação, Literatura, Estética e Filosofia da Arte, além de trabalhar com formação e aprimoramento de Educadores, e em encontros com famílias e comunidades. Tem escrito diversos livros – ensaios, contos, poemas, histórias para crianças. Dentre eles, Arte em noite de vagalumes; O Voo dos que ensinam e aprendem (com Katia Tavares); Algumas Histórias-encantamentos quase silenciados. Conselheiro do Instituto ALANA, no programa Criança e Consumo. Conselheiro de Educação no Instituto RUBEM ALVES. Foi o orador principal na tarde dedicada ao tema “O Futuro da Educação no Brasil”, na BRAZIL CONFERENCE AT HARVARD & MIT, em Boston (EUA).  Participou, como especialista, do filme-documentário e da série “O COMEÇO DA VIDA”, dirigidos por Estela Renner. Palestrante do CICLO EDUCAR HOJE, SESC-SP., A IMPORTÂNCIA DA ESCUTA, em várias unidades de São Paulo capital e do interior. Participou do CAFÉ FILOSÓFICO, da TV Cultura / Instituto CPFL, com o tema Brincar Livre. Com Katia Tavares, trabalha em uma nova escuta da infância, com imagens poéticas e as indagações filosóficas das crianças, que pertencem às fontes da arte, da literatura e da filosofia.

Prof.ª Dr.ª Marilda Aparecida Behrens (PUCPR)

Possui graduação em Pedagogia Orientação Educacional pela Universidade Federal do Paraná (1973), Graduação em Pedagogia Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Paraná (1977), Mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Pós-Doutora pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – Portugal orientado pela Profª Drª Ariana Cosme. Desde 1975 atua na Pontifícia Universidade Católica do Paraná PUCPR, na qual é professora Titular. Dentre outras atividades destaca a docência No Programa de Pós-Graduação em Educação e no Curso de Pedagogia. Exerceu funções na gestão superior por 25 anos na PUCPR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior, atuando principalmente nos seguintes temas: docência universitária, formação de professores, prática pedagógica, paradigmas e metodologias inovadoras. Coordena o GRUPO PEFOP- Paradigmas Educacionais e Formação de Professores e atua como vice pesquisadora no grupo PRAPETEC-Prática Pedagógicas com Tecnologias. Coordena uma REDE de Pesquisa em Formação de professores do Brasil e de Portugal, que investiga novos paradigmas da educação, dos quais, destacam-se o paradigma da complexidade e a transdisciplinaridade (MORIN), e da educação transformadora (FREIRE). Coordena a rede pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR, com envolvimento da Universidade do Porto, Universidade de Lisboa, Universidade do Minho, Universidade de Coimbra, Universidade Aberta de Portugal incluindo outros grupos de pesquisa brasileiros, como a Universidade Federal do Paraná-UFPR, a Universidade Estadual do Paraná-UNESPAR-União da Vitória. Pesquisadora e avaliadora parecerista do CNPq com pesquisa aprovada. Pesquisadora Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 2

Confira o regulamento do concurso

CONCURSO RUBEM ALVES DE LITERATURA – 2024

REGULAMENTO

 DO CONCURSO

 Cláusula primeira: O CONCURSO RUBEM ALVES DE LITERATURA é uma iniciativa do INSTITUTO RUBEM ALVES e da FTD Educação

Parágrafo único: O concurso acontecerá bianualmente, sempre iniciando-se no mês de setembro e encerrando-se no mesmo mês de setembro do ano seguinte.

Cláusula segunda: O concurso tem como objetivo estimular a prática da leitura e da escrita literária por meio da publicação de textos originais escritos no gênero CRÔNICA.

DA PARTICIPAÇÃO

Cláusula terceira: A participação é aberta aos interessados nascidos ou residentes em países de língua portuguesa, com 18 anos ou mais. O tema é livre.

Parágrafo único: Profissionais do Instituto Rubem Alves e da FTD Educação ou seus parentes em primeiro grau não poderão participar.

DOS TEXTOS A SEREM INSCRITOS E A FORMA PARA INSCRIÇÃO

Cláusula quarta: Serão aceitos textos literários no gênero CRÔNICA que contribuam para ampliar o repertório cultural dos leitores propiciando fruição estética.

Cláusula quinta: Os originais deverão ser inéditos e escritos em língua portuguesa e ser de autoria exclusiva do participante. Entende-se por inédito o original não editado e não publicado (parcialmente ou em sua totalidade) em antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas e publicações do gênero, bem como em qualquer ambiente da internet. Cada participante poderá apresentar até três originais.

Cláusula sexta: A identificação dos originais poderá ser feita por meio do próprio nome do participante, não havendo necessidade de pseudônimo.

Cláusula sétima:  Os textos deverão ser enviados no formato digital em para o endereço eletrônico: contato@institutorubemalves.org.br ou ainda inscritos por meio da página www.institutorubemalves.org.br

DA FORMATAÇÃO DOS TEXTOS

Cláusula oitava:  Os textos deverão ser apresentados em arquivo eletrônico formato docx ou doc. A página do arquivo deverá ser formatada no tamanho A4, orientação ‘retrato’. As margens da página deverão ser de 2 cm (superior, inferior e laterais). A fonte a ser utilizada é a Arial no tamanho 12. E espaçamento entre linhas deverá ser 1,5. Os textos não devem exceder 2 laudas – compreendendo a lauda como tendo 1.500 caracteres, incluindo espaço.

DOS CRITÉRIOS E PROCESSO DE SELEÇÃO E DA COMPOSIÇÃO DO JÚRI

Cláusula nona: Os critérios utilizados para avaliação dos textos literários serão domínio do gênero literário crônica e também originalidade e expressividade ao abordar o tema escolhido.

Cláusula décima: O júri será composto por 5 profissionais previamente indicados e liderados pelo PROFESSOR e ESCRITOR SEVERINO ANTÔNIO, integrante do CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO INSTITUTO RUBEM ALVES e composto por especialistas em literatura e educadores de reconhecido prestígio. A composição do júri será mantida em segredo até a nomeação dos selecionados.

Cláusula décima primeira: Serão selecionadas vinte crônicas, sendo que apenas um texto por participante, ainda que o escritor tenha inscrito mais que um texto.

DOS PRAZOS DE INSCRIÇÃO E DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

Cláusula décima segunda: As inscrições estarão abertas a partir das 0h01 do dia 15/09/2024 até as 23h59 do dia 15/03/2025. Para efeito de inscrição será considerado o recebimento da mensagem – sua inscrição foi feita com sucesso. Seja qual for o meio escolhido para realizá-la.

Cláusula décima terceira: A decisão do júri será soberana e o resultado será anunciado até o dia 30/06/2025 por meio de e-mail ou WhatsApp enviado diretamente aos selecionados. Os resultados também serão disponibilizados nas mídias eletrônicas do INSTITUTO RUBEM ALVES.

DA FORMA E PRAZOS DE PUBLICAÇÃO, TIRAGEM E DIREITOS AUTORAIS

Cláusula décima quarta: Os textos literários selecionados serão editados e publicados conjuntamente no formato impresso e digital pelos selos FAROL DAS LETRAS e FTD.

Cláusula décima quinta: Após anunciado o resultado, os selecionados farão um contrato de edição em comum acordo com as Editoras em questão. Esclarece-se que o selecionado não será obrigado a assinar o contrato, podendo o mesmo desistir da publicação, caso discorde das premissas contratuais.

Cláusula décima sexta: A publicação impressa e digital será apresentada para lançamento no MOVIMENTO RUBEM ALVES de 2025, previsto para acontecer no mês de setembro de 2025.

Cláusula décima sétima: Pelo contrato de edição, o escritor autorizará uma primeira impressão com tiragem de até 1000 exemplares e não haverá pagamentos de direitos autorais em moeda corrente do país ou de outro qualquer. Caso novas edições sejam do interesse de ambos os lados, os direitos autorais serão norteados por meio de novo contrato assinado com a editora interessada, podendo ser ambas ou apenas uma delas.

Cláusula décima oitava: Os selos editoriais em questão, conjunta ou separadamente, poderão manifestar interesse por trabalhos inscritos que não forem selecionados pelo júri. Assim, durante o prazo de 6 (seis) meses, a contar da divulgação dos selecionados, esta ou estas, poderá ou poderão estabelecer contato com os participantes para adquirir os direitos de publicação.

DA COMERCIALIZAÇÃO DO MATERIAL IMPRESSO DIGITAL

Cláusula décima nona: Os selos editoriais em questão poderão disponibilizar para comercialização por meio de suas lojas digitais os exemplares impressos remanescentes depois de entregues a parte do escritor.

Cláusula vigésima: Os selos editoriais em questão poderão disponibilizar em plataformas digitais o material produzido em formato e-book.

Cláusula vigésima primeira:  Toda receita aferida com a comercialização do produto oriundo da primeira tiragem será revertida em benefício das atividades do Instituto Rubem Alves.

Cláusula vigésima segunda: O escritor selecionado que tenha assinado contrato e recebido seus exemplares poderá comercializá-lo, por conta própria, de acordo com suas determinações e ficar com o valor obtido por tais ações.

Cláusula vigésima terceira: Os selecionados que se interessarem em adquirir mais livros poderão fazê-lo, com direito a um desconto de 50% sobre o preço de capa e com prazo de até 30 dias para realizar o pagamento.

DA PREMIAÇÃO

Cláusula vigésima terceira: Serão premiados os selecionados da seguinte forma: Primeiro colocado – receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), mais 10 exemplares do livro impresso publicado. Segundo colocado – receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 3.000,00 (três mil reais), mais 10 exemplares do livro impresso publicado. Terceiro colocado – receberá um prêmio em dinheiro no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais), mais 10 exemplares do livro impresso publicado. Do quarto ao décimo colocado, cada um receberá 05 exemplares do livro publicado cada um. Do décimo primeiro ao vigésimo cada um receberá 01 exemplar do livro publicado cada um.

Parágrafo único: as especificidades em relação a datas e formas de pagamento serão estabelecidas nos contratos individuais a serem assinados quando da necessária autorização para publicação dos textos. No entanto, o limite para a realização de todas as premiações é o mês de setembro de 2025.

DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

Cláusula vigésima quarta: Os originais que não estiverem de acordo com as normas acima serão desconsiderados.

Cláusula vigésima quinta: Todos os casos não previstos nas normas deste concurso serão resolvidos diretamente pela parceiros responsáveis.

Cláusula vigésima sexta: O fato de os participantes apresentarem originais no CONCURSO RUBEM ALVES DE LITERATURA – EDIÇÃO 2024 pressupõe expresso acordo com as normas aqui estabelecidas.

Campinas, 11 de setembro de 2024

MARIA AMÉLIA MOSCOM

Presidente Instituto RUBEM ALVES

Logo Instituto Rubem Alves

O INSTITUTO RUBEM ALVES
nasceu com o objetivo explícito
apresentado pelo próprio
RUBEM AZEVEDO ALVES
de atuar nas áreas de cultura,
educação, ensino, literatura,
e de estímulo à leitura.
Também visando a preservação
do acervo editorial construído
pelo seu fundador.

Apoio:

LogoUFJF
logoSira

Rua Doutor Albano de Almeida Lima, 388 – Jardim Guanabara – Campinas / SP
CNPJ 17.030.336/0001-08

×
×

Carrinho

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AGORA